14 de jul. de 2009

De altos e baixos

Convecionou-se chamar de "A Semana da Decisão" aquela onde Grêmio e Inter decidiriam, respectivamente, vaga na final da Libertadores e a Copa do Brasil. Foi quando a imprensa gaúcha lambeu os beiços: os dois grandes clubes do Sul chegando às cabeças de torneios importantes, e com boas chances de realizar "milagres" para superarem seus adversários. As expectativas eram altas, e alcançar o resultado necessário parecia questão de tempo. Não foi.

O Grêmio vinha aos trancos e barrancos. Muitos condicionaram a boa trajetória da equipe na Copa à chave fácil que havia enfrentado. A verdade é que o Grêmio estava desarrumado, acabara de conhecer seu terceiro técnico no ano, e embora tivesse time para vencer o Cruzeiro, a derrota não foi uma absurdo nem teve grandes proporções.

Mas, assim como o tricolor vinha erroneamente sendo apontado como um time fraco com sorte, o colorado vinha erroneamente sendo apontado como a maior equipe de todos os tempos. Um esquadrão imbatível. Nem todos pensavam assim, claro, e muitos torcedores tinham consciência dos problemas do seu time, mas no geral o Inter era o favorito a tudo. E aí toma um dois a zero do Corinthians em São Paulo. E perde pra LDU no Beira-Rio. E depois perde o título no Beira-Rio. E é estuprado pela LDU no Equador. E, finalmente, apanha do lanterna do campeonato brasileiro.

O que aconteceu com o colorado? Teria o time se desmontado psicologicamente? Praga de gremistas? Ou será que, no final das contas, o esquadrão imbatível não passava de marketing?

Ora, a classificação contra o Flamengo veio em um lance isolado. Contra o Coritiba a calça chegou a pesar. O Inter fez sua parte e goleou times pequenos, sim, mas isso não serve como parâmetro de comparação. A humildade ficou tão abandonada quanto a lateral-esquerda do time. Então vieram o Corinthians e a LDU, mais sólidos, mais focados, e fizeram a equipe do Beira-Rio comer grama.

Vejam bem, não seria surpresa nenhuma se o colorado tivesse vencido a Copa do Brasil e a Recopa (que nem vale grande coisa, convenhamos). Entretanto, parece que foi uma surpresa isso NÃO TER acontecido. Botaram o clube lá em cima, como se estivesse apto a vencer uma UCL, e isso apenas tornou a queda ainda maior. Ao invés de títulos, derrotas; ao invés de consagrações, desilusões; ao invés de coroa, crise.

Nenhum comentário: