25 de set. de 2009

Erros e roubos

Está cada vez mais difícil assistir futebol sem pensar em teorias da conspiração beneficiando um time ou prejudicando outro - principalmente no Brasil. O fato de hoje haver dezenas de câmeras filmando tudo o que acontece por todos os ângulos possíveis ajudou os espectadores a perceber o quanto os árbitros erram. Todos sabem, errar é humano. O problema é que, algumas vezes, os erros são sistemáticos e para um lado só - o que faz o torcedor desconfiar. No Brasil, exemplos não faltam, desde a máfia das loterias, em 1982, até a máfia do apito, em 2005, o que só aumenta a desconfiança por parte de muitos torcedores - neste ano, principalmente os do Botafogo.

Como os erros estão cada vez maiores e mais constantes, fica mais difícil dizer se houve erro ou roubo. No caso a seguir, acontecido no jogo Paraná x Ceará, pela 2ª divisão do Campeonato Brasileiro deste ano, não tenho dúvidas em dizer que houve apenas um erro - um erro grotesco, mas um erro.



Afinal, se é para roubar para um time, tem jeitos bem mais fáceis de fazê-lo; basta inverter faltas no meio de campo, dar cartões amarelos demais para um time e de menos para outro, etc., que a coisa anda e quase que naturalmente o time que se quer ajudar acaba ganhando - exatamente o que aconteceu em 2005.

Agora, tem o roubo cara dura, que consiste da mistura desses dois casos aí de cima - erros grotescos E variados. Um exemplo disso aconteceu no ano passado, pelo Campeonato Paranaense, e constitui de um dos maiores roubos que eu já vi em um jogo:



E aí, vocês lembram de outros erros tão bizarros assim?

2 comentários:

Laura disse...

O segundo campeonato em sequencia do São Paulo em 2007 foi muito em função das intervenções favoraveis do juiz para o time do São Paulo, quando ele estava bem na dianteira teve uns 5 jogos em sequencia que algum jogador do time adversário era expulso, não deu outra, São Paulo se isolou com uma vantagem Absurda e não teve para mais ninguém... Realmente é foda!!!!

André disse...

Cara, pensei exatamente nesse vídeo quando ví o título do post. Coisa digna de comédia pastelão. Simplesmente inacreditável.