28 de out. de 2009

Como motivar uma equipe (ou como fazer jornalismo de merda)

Saiu hoje na Zero Hora on-line uma reportagem com o seguinte título: Paulistas duvidam do Inter. A reportagem saiu horas antes da partida entre São Paulo e Inter, de extrema importância para as duas equipes continuarem sonhando com a Libertadores e o título brasileiro. Pois bem, leia lá a matéria e depois volte aqui para ler o restante.

Já leu? Beleza. Então vamos a algumas questões:

- O título diz "Paulistas duvidam do Inter". Ou seja, aqueles malditos moradores de São Paulo duvidam do melhor time do mundo (porque o Inter é hoje melhor do que o Grêmio, então o Inter é o melhor time do mundo, senão seria o Grêmio). Só que, ao ler a reportagem, tu te depara com o trecho "Dez comentaristas de todo o país, uns mais famosos, outros menos, mas todos representantes de veículos importantes de TV e mídia impressa, foram convidados a dizer quem será o campeão". Peraí, mas não eram os paulistas que duvidavam do Inter? Ah, mas é que talvez só os paulistas tenham descartado o colorado. "Sabe quantos disseram “Inter”? Nenhum". Ou seja, NINGUÉM apostou no Inter para ser campeão brasileiro, e não só os paulistas.

- "Um deles o gaúcho Batista, da RBS TV e TV COM". Opa! Quer dizer que dentre os "comentaristas famosos ou não", está um gaúcho que NÃO colocou o Inter como campeão brasileiro? Por que o título só faz menção aos paulistas então?

- "Então, ninguém mais acredita no Inter. Não era assim no primeiro semestre. O consenso nacional de que no Beira-Rio havia um candidato a campeão com direito a ótimo futebol, acabou." Aqui, nenhuma mínima tentativa de análise do por que dessa descrença aparentemente tão repentina. Nenhuma menção à mais remota possibilidade de a culpa disso ser do próprio Inter, que perdeu a Recopa e a Copa do Brasil, saiu cedo da Sul-Americana e patina no Campeonato Brasileiro, chegando a empatar com o Fluminense.

- "Os jogadores, claro, ficaram sabendo desta descrença toda em relação ao Inter. E pretendem usá-la como mais uma forma de mobilizar energias." Quem vocês acham que contou para os jogadores essa "barbaridade"?

O Inter não é mais o favorito para ganhar o Campeonato Brasileiro há algum tempo, e por culpa dele mesmo. Esse mimimi a respeito da suposta "dúvida" em relação à qualidade da equipe não vem de um preconceito do centro do país, vem dos resultados pífios que a equipe vem colhendo ao longo dos últimos meses e das arrancadas de outros times. Eu, particularmente, não vejo o Inter nem na Libertadores - pela fase que apresenta, até o Cruzeiro é mais candidato. Porém, é óbvio que ele ainda tem chances, tanto de vaga para a Libertadores quanto de vencer o Brasileiro, e elas podem ficar maiores com uma vitória hoje à noite. Porém, é inegável que a qualidade do futebol apresentado pelo colorado vem deixando a desejar há algum tempo.

Assim como a qualidade de reportagens desse tipo aí.

3 comentários:

Magarefe disse...

A menção aos paulistas é porque a enquete foi promovida pela edição paulista do Lance. Mesmo assim, não justifica o título da matéria.

André disse...

Absolutamente perfeito o texto. Não há o que acrescentar.

Rodrigo Cardia disse...

Baita texto!